sexta-feira, 31 de janeiro de 2020 |

5 coisas para se aprender com o Conde de Monte Cristo



Resultado de imagem para saiba porque ler o conde de monte cristo livroResultado de imagem para saiba porque ler o conde de monte cristo livro

1 - Não seja ingênuo. As pessoas não suportam seu sucesso e sua felicidade
Edmond Dantes, o personagem principal do livro, está para ser promovido a capitão de navio e noivo da bela Mercedes quando atrai a inveja de seus companheiros, que traçam um plano terrível para tirá-lo do caminho. Mesmo assim continua confiando nos crápulas. Na dia-a-dia, especialmente no ambiente de trabalho, fazer muito alarde de suas conquistas pode levar outras pessoas a tentar te derrubar. Confie nelas, mas sempre com um senso crítico apurado e um alerta para eventuais traições.


2 - Cuidado com as tramas que você se envolve
Ao parar na Ilha de Elba, atendendo ao pedido de seu moribundo capitão, o imediato Dantes se vê emaranhado numa intriga política envolvendo a volta ao poder de Napoleão Bonaparte. E, sem ter a mínima idéia do que está acontecendo, vai preso por isso. Pessoas tentam, diariamente, envolver os outros em intrigas e armações, especialmente na base das fofocas. Nesta hora, o melhor é não tomar partido e sair rapidinho de cena, porque seguramente a bomba pode estourar em suas mãos.

3 - Se alguém lhe estender a mão em um momento difícil, agarre-a
Preso na Ilha de IF, Edmond conhece o padre Faria, que lhe ensina matemática, filosofia, línguas estrangeiras e lhe prepara para seu futuro. Muitas vezes, são nos piores momentos que conhecemos nossos mentores de verdade, aqueles que vão nos mostrar nossas limitações e nos estruturar para sair da situação. Quando isso acontecer, aceite de bom grado e aprenda.

4 - Algumas oportunidades podem parecer boas demais, mas acredite nelas
O padre Faria era considerado um louco por divulgar que sabia da localização de um tesouro escondido numa ilha. Dantes resolve apostar na informação e fica rico ao fugir da prisão. Se alguém lhe confia uma informação muito valiosa, que pode lhe render frutos no futuro, pesquise sobre ela e corra atrás. Especialmente se essa pessoa lhe quer tanto bem, que passa a você a oportunidade de ser mais feliz.


5 - Recompense quem lhe ajudou
Já fora da prisão e ainda estruturando sua vida, Dantes ajuda anonimamente seu antigo patrão, o Sr. Morrel, livrando-o da bancarrota. Aqui é um dos sentidos para nossa vida: correr ao auxílio de quem sempre nos ajudou. E não esfregar essa ajuda na cara da pessoa.

Imagem relacionada



Imagem relacionada




0 comentários:

Postar um comentário